1º Ar - Condicionado:
Evite andar com o ar-condicionado sempre ligado. O uso constante pode consumir até 5% a mais de combustível, o que, por sua vez, eleva a emissão de gases poluentes.
2º Velocidade Moderada:
Quanto maior a velocidade, maior o consumo de combustível. Quanto atingir a velocidade permitida, alivie aos poucos o acelerador. Utilize-o com suavidade.
3º Filtros:
Troque os filtros de combustível, óleo e ar conforme indicação do Livrete de Bordo do seu veículo. Um filtro de ar inoperante, por exemplo, pode acelerar a queima/o consumo de combustível, aumentando, consequentemente, os níveis de emissão de gases poluentes.
4º Sem Vícios:
Elimine vícios como dirigir com o pé apoiado na embreagem ou manter o veículo na rampa pela embragem. Além de reduzir o consumo de combustível, você contribui para a qualidade do meio ambiente.
5º Alinhamento e Balanceamento:
Quando a direção trepida e desvia o veículo para um dos lados, pode ser sinal de falta de alinhamento e balanceamento. Ao encontrar maior resistência de rodagem, o veículo gasta mais combustível. O ideal é alinhar e balancear a cada 6 meses.
6º Carga Desnecessária:
Evite o acúmulo de cargas desnecessárias e o aumento de peso dentro do carro. Cada 50 kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo de combustível.
7º Calibragem dos Pneus:
Pneu vazio aumenta o consumo de combustível. Isso porque quanto maior a área de atrito com o chão, maior a necessidade de combustível para movimentar o veículo. Assim, verifique semanalmente a correta pressão dos pneus, de acordo com o Manual de Proprietários do seu veículo. O meio ambiente e todos nós agradecemos!
8º Poluentes:
Motores desregulados emitem mais poluentes e consomem até 60% mais combustível. Por isso é importante fazer as revisões recomendadas no Livrete de Bordo do seu veículo.
9º Consumo de Combustível:
Acelerar bruscamente antes de cruzamentos ou quando o próximo farol já fechou, além de perigoso, é um desperdício. Use o freio motor, assim você economiza combustível, poupa o freio e o meio ambiente.
10° Mudança de Marchas:
Evite troca de marchas em rotações elevadas. A troca correta permite economia de combustível e reduz os níveis de emissão de poluentes.