01 - Em descidas e subidas lisas, escolha uma marcha e siga com ela até o final. Use o ar condicionado (diminui ainda mais a velocidade) e não use o freio, sob pena de perder o controle do veículo.
02 - Antes de um obstáculo considerado difícil, use todos os recursos disponíveis em seu 4x4: bloqueio de diferencial de roda, placa de apoio...etc. Lembre - se de nunca usar bloqueio diferencial de rodas em curvas, sob pena de quebrar as pontas de eixo ou os próprios diferenciais.
03 - Atente para que os pneus estejam com a pressão correta para o terreno. Pressões maiores somente para uso em local com pedras soltas; pressões menores para solos menos compactados ajudam a "flutuar" melhor, evitando que o veículo afunde muito, encoste o chassi no solo e fique atolado. Nunca desinfle um pneu sem câmara para uma pressão menor que 25 PSI, pois ele pode sair do aro.
04 - Mantenha sempre os dedos para fora do aro do volante. Dedos polegares dentro do aro podem ser fraturados por uma repentina girada do volante.
05 - Em descidas íngremes e lisas onde o veículo tiver que ficar parado por algum tempo, calce-o a fim de não correr o risco dele sair andando sem sua vontade (ou sem ninguém dentro).
06 - Caso seja necessária alguma troca de pneu na trilha, apoie o macaco em um pedaço de madeira grande, assim o equipamento não afundará na terra e suspenderá o veículo. Use calço de roda sempre que for trocar o pneu.
07 - Caso esteja em comboio, mantenha uma distância segura do veículo que trafega à sua frente, a fim de ter perfeita visão dos obstáculos e do trajeto que o carro está fazendo. Matenha sempre todas as ferramentas e utensílios bem fixados dentro do carro, para que eles não soltem na passagem dos obstáculos e possam atingir os ocupantes.
Fonte: Revista 4x4 e Cia.
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