Para atravessar terrenos arenosos acione a tração 4x4 sempre antes
de enfrentar o trecho. A marcha ideal depende muito do tipo de areia
que terá pela frente, mas invariavelmente a tração 4x4 com
reduzida resolve o problema.
Em certos casos até a primeira marcha normal poderá ser tentada, mas a
vantagem da reduzida é que você pode colocar uma marcha mais forte se
precisar, enquanto que a primeira marcha normal certamente não lhe dará
essa margem, e você terá que parar para engatar, então, a alavanca para
reduzida.
A experiência irá lhe mostrar a melhor solução para cada local. Outro
artifício importante é a diminuição da calibragem dos pneus.
É bom lembrar que a escolha dos pneus é fundamental, pois o veículo
precisa de toda a flutuação possível, e isto pode ser conseguido com
pneus do tipo AT - All Terrain, como o Wrangler SR/A, o AT/S ou, ainda, o
RT/S.
Ao entrar no trecho segure o volante com firmeza e entre com
determinação, mantendo a aceleração alta e constante. Uma vez iniciado o
deslocamento, procure não frear bruscamente quando precisar parar.
Freie com suavidade ou tire o pé do acelerador e desengate a marcha,
deixando que a resistência do terreno segure o veículo. Se você frear
com violência o travamento das rodas provocará o acúmulo de areia na
frente de todos os pneus, que terão dificuldade em subir esses pequenos
montes para seguir adiante.
Procure ver sempre mais adiante na trilha, já que você irá encontrar
rapidamente mudanças de terreno como um aclive mais acentuado ou o final
brusco de uma duna, onde será exigida mais aceleração, ou o alívio do
pé no acelerador, respectivamente.
Aproveite as nossas dicas e divirta-se com todo o potencial 4x4 do seu Suzuki! Boas trilhas!
Texto: João Roberto Gaiotto
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