22/04/2014

Um off-road “de verdade” que cabe em sua garagem e em seu bolso.



O brasileiro provou que gosta mais dos modelos fora de estrada, do que o limite do seu bolso, visto o sucesso dos modelos “off-road cover”, aquele que parece um fora de estrada, e a maioria lançam a serie “cross” mas ninguém arrisca a coloca-los na lama; Mas se você precisa — ou deseja — de um carro mais robusto, capaz de enfrentar trilhas, buracos e atoleiros, então você deve partir para um 4x4 “de verdade”.



E no Brasil existe um modelo nacional com todas essas prerrogativas com preço muito semelhantes aos off-roads de aparência. Por R$ 58.990,00, você pode adquirir um Suzuki Jimny, o utilitário compacto que está sendo produzido no Brasil, mais precisamente em Itumbiara, GO, onde a marca ergueu a sua fábrica.
O Jimny possui 43 anos de história, era o Suzuki Samurai, modelo que também foi vendido no Brasil e se notabilizou por sua valentia. A geração atual foi lançada em 1998, mas o modelo passou por uma leve reestilização em 2012 e é essa versão que está sendo feita por aqui.


O Jimny possui carroceria montada sobre chassi e suspensão com eixos rígidos assim sobra robustez. A tração integral conta com caixa de transferência remota (de pequenas dimensões) e reduzida. Já o motor é um 1.3 de 4 cilindros com 85 cv e 11,2 mkgf, mas lebre um 4x4 precisa de força, não potência, a tração 4x4 tem acionamento elétrico e pode ser feita com o Jimny rodando a até 100 km/h.


O pequeno Suzuki está disponível em quatro versões (4ALL, 4SUN e 4SPORT, além da 4WORK, para frotistas) que se diferenciam pelo acabamento e equipamentos oferecidos. Além disso, o Jimny 4SPORT pode receber, opcionalmente, pneus do tipo Mud, que melhoram ainda mais o seu desempenho no fora-de-estrada, além de itens como snorkel para o motor, por exemplo.



Mas no asfalto o Jimny não decepciona.  Por conta de suas dimensões compactas, é fácil manobrá-lo no trânsito e o jipinho ainda oferece posição elevada de dirigir, facilitando ainda mais a tarefa. Ele é pequeno, valente, fácil de conduzir no trânsito, relativamente econômico e ainda tem visual moderno e o importante, cabe no seu bolso.




**Texto: bemparana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário