A marca japonesa
usará um dos maiores desafios off-road do mundo como laboratório de testes para
o desenvolvimento de nova versão do Suzuki Jimny para o uso esportivo off-road.
Duplas Luiz Razia/Luis Felipe Eckel e Marcelo Mendes/Breno Rezende estarão
conduzindo os Jimnys.
Pela segunda vez
seguida, o Suzuki Jimny marca presença em um dos maiores desafios off-road do
mundo: a 23ª. edição do Rally dos Sertões. O principal objetivo da marca é usar
a prova como laboratório de testes, visando o desenvolvimento de uma nova
versão do Jimny, o SUV compacto da marca, para uso esportivo off-road. A prova
larga dia 1/8, em Goiânia (GO), para um percurso de 2.917 quilômetros, sendo
1.487 de trechos cronometrados (especiais), em trilhas e estradas que
atravessarão os estados de Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. A
chegada acontece dia 8/8 em Foz do Iguaçu (PR).
“Importante destacar
que não estamos indo para o Sertões em busca de resultados. Nosso principal
foco é trabalhar no desenvolvimento de uma nova versão do Jimny e essa prova é
o laboratório perfeito para realizarmos vários testes visando aprimorar essa
versão para o uso esportivo off-road, como ralis de velocidade, regularidade e
aventuras radicais”, destaca Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do
Brasil.
Desde o ano passado,
quando o Jimny estreou na prova, o carro passou por grande evolução técnica.
“Foi desenvolvida nova geometria de suspensão com incremento de 78% no curso de
compressão na dianteira e 61% na traseira. O importante é que essa evolução
representa um ganho muito significativo no curso de compressão da suspensão
mantendo o mesmo centro de gravidade”, explica Renato Pereira, gerente de
engenharia da Suzuki, que acompanha diariamente o desenvolvimento da versão do
Jimny para uso esportivo off road.
Para a competição, o
Jimny ganhou também barra estabilizadora regulável na traseira, freio a disco
nas quatro rodas com balança reguladora de pressão dianteira / traseira. “O
desenvolvimento incluiu amortecedores reguláveis de competição, sendo duas
opções JRZ ou Ohlins com garrafas de nitrogênio remotas, molas principais e
auxiliares ‘tender’ da marca Eibach. Além disso, foram desenvolvidos
componentes e reforços especiais para suportar cargas e acelerações extremas
com extenso trabalho de engenharia e modelagem, e simulações de distribuição de
tensões e cargas nos componentes de chassi e suspensão”, destaca Renato Pereira.
Para garantir a
segurança, foram desenvolvidos diversos componentes em conformidade com as
normas FIA. “Os pneus Pirelli Scorpion MTR receberam reforços estruturais e
composto especial para a competição. Estamos levando três combinações
diferentes para serem testadas em diversas condições de piso e traçado”,
comenta Pereira.
O time
A equipe conta com 11 pessoas, a maioria com grande experiência em competições off-road. As duplas que estarão conduzindo os 4×4 da Suzuki são: os mineiros de Juiz de Fora, Marcelo Mendes, que ano passado já correu com o Jimny, ao lado do navegador Breno Rezende; e o piloto que veio das pistas, com passagens pela F-1 e F-Indy Lights, o baiano Luiz Razia, que faz sua estreia no Rally dos Sertões ao lado do experiente navegador Luis Felipe Eckel, natural de São Bento do Sul (SC).
A equipe conta com 11 pessoas, a maioria com grande experiência em competições off-road. As duplas que estarão conduzindo os 4×4 da Suzuki são: os mineiros de Juiz de Fora, Marcelo Mendes, que ano passado já correu com o Jimny, ao lado do navegador Breno Rezende; e o piloto que veio das pistas, com passagens pela F-1 e F-Indy Lights, o baiano Luiz Razia, que faz sua estreia no Rally dos Sertões ao lado do experiente navegador Luis Felipe Eckel, natural de São Bento do Sul (SC).
Apesar de ter
construído sua carreira nas pistas – Razia passou pela Fórmula 3, F-3000, GP2,
foi piloto de testes e reserva das equipes de F-1 Team Lotus e Marusia entre
2010 e 2013, e disputou a F-Indy Lights em 2014 – o piloto ressalta que tudo
começou na terra. “Eu sempre tive um pezinho no rali, pois comecei minha
carreira no Autocross. Para mim, participar do Rally dos Sertões é uma tremenda
oportunidade, algo que sempre quis fazer. É uma honra poder interagir com toda
a galera do rali, que é muita parceira, pilotando um carro que pode vir a ser
objeto de desejo para quem quiser correr essa prova. Estou super super animado
e realmente muito entusiasmado para chegar logo a data da largada !”, disse
Razia.
Eckel, que terá a
missão de conduzir Razia, conta com cinco participações no Sertões (2010, 2011,
2012, 2013 e 2014) e duas vitórias: 2011 na categoria Production-T2 e 2013 na
categoria Pró-Brasil. “Estou muito empolgado em participar novamente do Sertões
pela Suzuki. Ano passado corri ao lado do piloto Marcelo Mendes e fizemos uma ótima
prova, a equipe toda trabalhou em perfeita sintonia. Portanto a expectativa
para esse ano é ótima, o carro já demonstrou que é muito forte, a equipe está
bem entrosada e o Razia possui uma experiência enorme, o que com certeza irá
ajudar muito toda a equipe. O Rally dos Sertões é a maior e mais dura prova do
Brasil, um laboratório perfeito para mostrar que temos um ótimo carro e uma
ótima equipe para terminar bem a prova. Não vejo a hora de largar!!”, disse.
Já Marcelo Mendes
fará sua segunda participação na prova. Estreou ano passado com o Jimny na
categoria Production e subiu ao pódio com o 5º. lugar. “Esse ano vou com o
Breno de navegador, será a primeira vez que corremos o Sertões juntos, apesar
de termos nossa parceria há 10 anos, correndo diversas provas de rali. Temos
bastante entrosamento. Dessa vez o roteiro vai em direção ao Sul, que tem uma
condição de piso bem diferente do que encontramos no Nordeste, que é mais
areia. Por ser uma região de muitas plantações, muda constantemente o piso. O
Jimny vem numa configuração diferente, está mais fácil de dirigir”, disse
Marcelo.
Breno fará sua terceira
participação na prova, mas pela primeira vez navegando para o Marcelo, seu
parceiro em várias competições off-road. “Em 2008, quando eu e o Marcelo
começamos a correr juntos, esse era nosso sonho: fazer o Sertões juntos!
Esperamos realizar uma prova consistente e melhorar o resultado do ano passado.
O carro está ainda melhor e mais testado. Estarei muito focado para fazer uma
navegação perfeita e passar todas as informações possíveis ao Marcelo para que
ele consiga imprimir um ritmo rápido e seguro”, disse.
A equipe Suzuki Jimny tem o
patrocínio da Mobil e Pirelli.
Programação do Rally Sertões
2015:
01/08 – Autódromo Internacional de Goiânia
02/08 – Etapa 1 – Goiânia/GO –
Rio Verde/GO Total
do dia: 357 km
03/08 – Etapa 2 – Rio Verde/GO – Itumbiara/GO Total
do dia: 503 km
05/08 – Etapa 4 – São Simão/GO – Três Lagoas/MS Total
do dia: 427 km
06/08 – Etapa 5 (Maratona) – Três
Lagoas/MS – Euclides da Cunha Paulista/SP Total do dia: 587 km
07/08 – Etapa 6 – Euclides da
Cunha Paulista/SP – Umuarama/PR Total do dia: 316 km
08/08 – Etapa 7 – Umuarama/PR –
Foz do Iguaçu/PR
Texto: Assessoria de Impresa SVB
Nenhum comentário:
Postar um comentário