31/07/2015

Suzuki faz segunda participação no Rally dos Sertões.





A marca japonesa usará um dos maiores desafios off-road do mundo como laboratório de testes para o desenvolvimento de nova versão do Suzuki Jimny para o uso esportivo off-road. Duplas Luiz Razia/Luis Felipe Eckel e Marcelo Mendes/Breno Rezende estarão conduzindo os Jimnys.

Pela segunda vez seguida, o Suzuki Jimny marca presença em um dos maiores desafios off-road do mundo: a 23ª. edição do Rally dos Sertões. O principal objetivo da marca é usar a prova como laboratório de testes, visando o desenvolvimento de uma nova versão do Jimny, o SUV compacto da marca, para uso esportivo off-road. A prova larga dia 1/8, em Goiânia (GO), para um percurso de 2.917 quilômetros, sendo 1.487 de trechos cronometrados (especiais), em trilhas e estradas que atravessarão os estados de Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. A chegada acontece dia 8/8 em Foz do Iguaçu (PR).




“Importante destacar que não estamos indo para o Sertões em busca de resultados. Nosso principal foco é trabalhar no desenvolvimento de uma nova versão do Jimny e essa prova é o laboratório perfeito para realizarmos vários testes visando aprimorar essa versão para o uso esportivo off-road, como ralis de velocidade, regularidade e aventuras radicais”, destaca Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil.

Desde o ano passado, quando o Jimny estreou na prova, o carro passou por grande evolução técnica. “Foi desenvolvida nova geometria de suspensão com incremento de 78% no curso de compressão na dianteira e 61% na traseira. O importante é que essa evolução representa um ganho muito significativo no curso de compressão da suspensão mantendo o mesmo centro de gravidade”, explica Renato Pereira, gerente de engenharia da Suzuki, que acompanha diariamente o desenvolvimento da versão do Jimny para uso esportivo off road.

Para a competição, o Jimny ganhou também barra estabilizadora regulável na traseira, freio a disco nas quatro rodas com balança reguladora de pressão dianteira / traseira. “O desenvolvimento incluiu amortecedores reguláveis de competição, sendo duas opções JRZ ou Ohlins com garrafas de nitrogênio remotas, molas principais e auxiliares ‘tender’ da marca Eibach. Além disso, foram desenvolvidos componentes e reforços especiais para suportar cargas e acelerações extremas com extenso trabalho de engenharia e modelagem, e simulações de distribuição de tensões e cargas nos componentes de chassi e suspensão”, destaca Renato Pereira.




Para garantir a segurança, foram desenvolvidos diversos componentes em conformidade com as normas FIA. “Os pneus Pirelli Scorpion MTR receberam reforços estruturais e composto especial para a competição. Estamos levando três combinações diferentes para serem testadas em diversas condições de piso e traçado”, comenta Pereira.

O time
A equipe conta com 11 pessoas, a maioria com grande experiência em competições off-road. As duplas que estarão conduzindo os 4×4 da Suzuki são: os mineiros de Juiz de Fora, Marcelo Mendes, que ano passado já correu com o Jimny, ao lado do navegador Breno Rezende; e o piloto que veio das pistas, com passagens pela F-1 e F-Indy Lights, o baiano Luiz Razia, que faz sua estreia no Rally dos Sertões ao lado do experiente navegador Luis Felipe Eckel, natural de São Bento do Sul (SC).


Apesar de ter construído sua carreira nas pistas – Razia passou pela Fórmula 3, F-3000, GP2, foi piloto de testes e reserva das equipes de F-1 Team Lotus e Marusia entre 2010 e 2013, e disputou a F-Indy Lights em 2014 – o piloto ressalta que tudo começou na terra. “Eu sempre tive um pezinho no rali, pois comecei minha carreira no Autocross. Para mim, participar do Rally dos Sertões é uma tremenda oportunidade, algo que sempre quis fazer. É uma honra poder interagir com toda a galera do rali, que é muita parceira, pilotando um carro que pode vir a ser objeto de desejo para quem quiser correr essa prova. Estou super super animado e realmente muito entusiasmado para chegar logo a data da largada !”, disse Razia.

Eckel, que terá a missão de conduzir Razia, conta com cinco participações no Sertões (2010, 2011, 2012, 2013 e 2014) e duas vitórias: 2011 na categoria Production-T2 e 2013 na categoria Pró-Brasil. “Estou muito empolgado em participar novamente do Sertões pela Suzuki. Ano passado corri ao lado do piloto Marcelo Mendes e fizemos uma ótima prova, a equipe toda trabalhou em perfeita sintonia. Portanto a expectativa para esse ano é ótima, o carro já demonstrou que é muito forte, a equipe está bem entrosada e o Razia possui uma experiência enorme, o que com certeza irá ajudar muito toda a equipe. O Rally dos Sertões é a maior e mais dura prova do Brasil, um laboratório perfeito para mostrar que temos um ótimo carro e uma ótima equipe para terminar bem a prova. Não vejo a hora de largar!!”, disse.

Já Marcelo Mendes fará sua segunda participação na prova. Estreou ano passado com o Jimny na categoria Production e subiu ao pódio com o 5º. lugar. “Esse ano vou com o Breno de navegador, será a primeira vez que corremos o Sertões juntos, apesar de termos nossa parceria há 10 anos, correndo diversas provas de rali. Temos bastante entrosamento. Dessa vez o roteiro vai em direção ao Sul, que tem uma condição de piso bem diferente do que encontramos no Nordeste, que é mais areia. Por ser uma região de muitas plantações, muda constantemente o piso. O Jimny vem numa configuração diferente, está mais fácil de dirigir”, disse Marcelo.


Breno fará sua terceira participação na prova, mas pela primeira vez navegando para o Marcelo, seu parceiro em várias competições off-road. “Em 2008, quando eu e o Marcelo começamos a correr juntos, esse era nosso sonho: fazer o Sertões juntos! Esperamos realizar uma prova consistente e melhorar o resultado do ano passado. O carro está ainda melhor e mais testado. Estarei muito focado para fazer uma navegação perfeita e passar todas as informações possíveis ao Marcelo para que ele consiga imprimir um ritmo rápido e seguro”, disse.


A equipe Suzuki Jimny tem o patrocínio da Mobil e Pirelli.


Programação do Rally Sertões 2015:

01/08 – Autódromo Internacional de Goiânia
02/08 – Etapa 1 – Goiânia/GO – Rio Verde/GO Total do dia: 357 km
03/08 – Etapa 2 – Rio Verde/GO – Itumbiara/GO Total do dia: 503 km

05/08 – Etapa 4 – São Simão/GO – Três Lagoas/MS Total do dia: 427 km 
06/08 – Etapa 5 (Maratona) – Três Lagoas/MS – Euclides da Cunha Paulista/SP Total do dia: 587 km
07/08 – Etapa 6 – Euclides da Cunha Paulista/SP – Umuarama/PR Total do dia: 316 km
08/08 – Etapa 7 – Umuarama/PR – Foz do Iguaçu/PR 


Texto: Assessoria de Impresa SVB







Nenhum comentário:

Postar um comentário