19/05/2014

Jimny completa o desafio inédito de rodar 100 mil km em 100 dias.



O compacto SUV superou a prova de resistência e completou os últimos quilômetros no autódromo Velo Città. 
 
A bandeirada da grande chegada do Desafio Jimny: 100 mil km em 100 dias foi emocionante com os últimos quilômetros percorridos na pista do autódromo Velo Città, em Mogi Guaçú (SP). Logo depois, as análises e resultados compilados durante o programa todo foram apresentados para convidados especiais, clientes e formadores de opinião que marcaram presença no evento
 
Ao total, foram 1.450 horas de pilotagem durante todo o programa com uma máxima de 2.082 quilômetros rodados em um único dia, ou seja, 24 horas acumuladas em um único dia. Dos 100 mil km percorridos, cerca de 4% foram em trechos urbanos, 12% em condições off-road e 84% em rodovias.
 
 
 
"O Jimny é conhecido no mundo por ter um espírito jovem, aventureiro e FUN. São milhares de fãs, em diferentes países, que compartilham experiências em expedições, passeios off-road, ralis e também no dia a dia na cidade. Foi daí que surgiu a ideia de preparamos o programa para percorrer 100 mil quilômetros em 100 dias e assim proporcionar um desafio diferente e único", comentou Luiz Rosenfeld, presidente da Suzuki Veículos do Brasil.
 
Além de destacar o conceito do Jimny, o objetivo do projeto foi comprovar a resistência do veículo à realidade das estradas brasileiras. Durante o programa, foram registrados diversos parâmetros de desempenho, durabilidade e comportamento geral do carro. Para isso, os Jimnys não tiveram modificações. Originais de fábrica, os únicos equipamentos instalados foram câmeras on board para registrar os melhores momentos do Desafio.
 
Durante o programa, foram monitorados: motor, suspensão, pneu, freio, embreagem, acelerador, bateria, controle de torques e consumo de combustível que apresentou uma média geral de 12,3 km/l. A medição em condições controladas mostrou que o Jimny é ainda mais econômico ao apresentar 13,83 km/l.
 
Entre as principais medições, estão as molas e amortecedores, sistema de freio, atitude e integridade da carroceria que, este último foi medido com linhas de referência demarcadas nas portas, logo no começo do Desafio Jimny, para a conferência de possíveis desalinhamentos. Ao longo dos 100 mil quilômetros, estas linhas não se alteraram o que demonstra a robustez do Jimny com a construção em carrocerias sobre chassi heavy dutty.
 
O start dos hodômetros foi no dia 06 de fevereiro, com os primeiros quilômetros acumulados por Luiz Rosenfeld e o piloto da equipe Mobil Racing da Stock Car, Átila Abreu. Eles largaram da cidade de São Paulo e chegaram a Sorocaba (SP) para entregar as chaves aos Jimny Drivers.
 
 
 Para destacar todas as condições de um usuário comum, os seis Jimny Drivers que revezaram a direção durante o Desafio Jimny: 100 km em 100 dias não são pilotos de teste e carregam na formação profissional diferentes perfis, entre eles: administração, designer de produto, engenheiro mecânico, contador, editor de vídeos e a paixão por carros.

De lá, os primeiros mil quilômetros foram marcados no trajeto que seguia em direção à região de Campo Grande (MS) onde encontraram as belas paisagens do Mato Grosso do Sul e descobriram roteiros como o que os levaram a lugares como Corguinho, Rio Negro e ao Pantanal.
 
Na trilha, puderam contar com o desempenho off-road do Jimny ao engatar o 4x4 com reduzida, que dobra o torque nas quatro rodas, para enfrentar muita lama. Pelos caminhos do parque Caiman, onde conheceram o Projeto Onçafari e o Jimny 4ONÇAFARI que auxilia nas pesquisas, cuidados das onças e turismo ecológico.
 
Nesta fase do Desafio Jimny foi onde encontraram as primeiras dificuldades na estrada. A surpresa foi em uma rota que os Jimny Drivers faziam à noite e, ao encontraram um rebanho que atravessava a pista, conseguiram parar com segurança com os freios ABS. Na região também puderam ver a riqueza da fauna brasileira com araras, corujas e outros animais que os acompanhavam durante as viagens.
 
Até a metade do Desafio Jimny foram registradas apenas duas ocorrências. Uma trinca no para-brisa dos dois carros ocasionado por pedra nos vidros durante uma viagem e a troca preventiva de um retentor da roda traseira de um dos carros por possibilidade de vazamento. Durante todo o programa, os carros seguiram o plano de revisão programada da Suzuki.
 
 
 Entre mais de 42 itens inspecionados nas revisões, realizadas a cada 10 mil quilômetros rodados, os resultados foram positivo. Aos 50 mil quilômetros, por opção da Suzuki, foi feita a troca dos pneus. Os resultados das análises mostraram que a borracha da banda de rodagem suportaria mais 15 mil quilômetros.
 
"O programa foi desafiador pelo fato de rodar 100 mil quilômetros em 100 dias, corridos, sem pausas, por estradas em condições de rodagem que temos atualmente pelo País. São inúmeras adversidades, como irregularidades na pista, trânsito intenso, chuva forte, animais na pista e outros obstáculos que os Drivers podem encontrar no caminho. O que exigiu muita atenção e concentração máxima para guiar os Jimnys", disse Rosenfeld.
 
 
A grande chegada foi nesse sábado, 17 de maio, quando o Desafio Jimny completou 100 dias rodando por diferentes tipos de terrenos e completou 100 mil quilômetros marcados nos hodômetros com as últimas voltas no exclusivo autódromo Velo Città, em Mogi Guaçú (SP). Na mesma data, foi apresentado os resultados e análises durante todo o programa.
 
"Além do consumo e de todos os componentes que compõem a revisão, registramos diversos parâmetros dos carros. Porém, percebemos que os maiores desafios, além de rodar em estradas abertas onde todos os dias acontecem imprevistos, foram dos nossos Jimny Drivers. Superam todos os dias a ansiedade de completar cada etapa, a saudade da família, dos amigos e do conforto de casa", conta Rosenfeld. 
 
 
**Texto: Thais Sakuma/SVB
**Fotos: SVB  

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